analitcs

sábado, 7 de julho de 2012

Série a moda e suas carreiras: Jornalista de Moda

Hey dolls!!

Hoje estou aqui para fazer o terceiro post sobre a série a moda e suas carreiras, que lancei há duas semanas. Já falei sobre as atividades de uma compradora de moda e também de um personal stylist. Quem não leu estas matérias, clique aqui e aqui. Hoje vou falar sobre as atividades de um jornalista de moda.

Aparentemente parece algo bem óbvio, mas um jornalista de moda possui muitos campos de trabalho que às vezes se quer imaginamos. Antes de mais nada, um jornalista de moda deve ser formado em jornalismo, claro. Muitas pessoas acham que basta fazer a faculdade de moda e um curso de rápida duração em jornalismo de moda e pronto, você já pode trabalhar na área tranquilamente. Não que você não possa fazer isso, mas acho que para você exercer esta função de forma mais profissional, você antes de mais nada precisa se formar em comunicação. Ou seja, o ideal é o processo inverso. Primeiro você faz um faculdade de Jornalismo e depois curso de Moda (que pode ser um MBA, Pós graduação ou até mesmo a Graduação). Bom, agora que falamos da formação, vamos às possibilidades de trabalho de um jornalista de moda:

1 - O jornalista de moda pode trabalhar em revistas, jornais, internet, além de programas de tv e rádio que falem sobre moda e nestes locais pode exercer diversas funções de escritor à apresentador, dependendo do grau de conhecimento da área, entre outras coisas. É importante que além de escrever bem, o jornalista saiba muito de moda. É necessário estar ligado à tudo que acontece neste universo ao redor do mundo, porque é isto que o fará diferente dos outros jornalistas. Ou seja, o lado fashion deste profissional é muito importante. Tão importante quanto escrever ou falar corretamente.

2 - Este profissional também pode atuar como assessor de imprensa em empresas que organizam desfiles ou grandes eventos de moda, por exemplo. Além disso, ele pode ser assessor de imprensa de empresas grandes, que sempre precisam de alguém para fazer a interface de contato com outras grandes empresas, veículos de comunicação, etc.

3 - Um jornalista de moda pode ainda virar editor de uma grande revista. Alíás, acredito que este seja o posto mais cobiçado deste segmento. Talvez pelo glamour que ele desperta nas pessoas (muito em função de produções de Hollywood, como O diabo veste Prada, onde os editores das grandes revistas de moda vivem cercados de luxo e glamour). Acontece que para você chegar a este patamar, saiba que terá que ralar muito antes e que precisa de algo fundamental nesta carreira: o olhar apurado. Um bom editor sabe analisar as peças e com isso dizer o que deve virar tendência e deve sair na revista, o que não deve passar perto, entre outras coisas. Ou seja, o editor precisa aproveitar este olhar apurado e passar para as leitoras as maiores novidades do segmento, sempre que possível em primeira mão. Infelizmente com a velocidade da internet, hoje ficou um pouco complicado que uma revista consiga passar alguma informação em primeira mão, já que ela demora um certo tempo para ser impressa e chegar às bancas e com a internet, basta um clique e a matéria já está no ar. De qualquer forma, estas seriam as atribuições de um editor de  moda.

Felizmente hoje no Brasil a indústria da moda está em crescimento constante, o que significa mais empregos no segmento. Em função disso, resolvi fazer esta série sobre a moda e suas carreiras, para que vocês possam visualizar todas as opções que podemos seguir dentro do universo da moda e com isso quem sabe possa ajudá-las na escolha da profissão de vocês, já que sei que muitas de vocês amam a área de moda , mas não sabem com o que trabalhar. Outro dia até recebi um e-mail de uma leitora a Evylin, onde ela me perguntava sobre como ligar a área de moda com a área de TI. Ou seja, muitas meninas desejam trabalhar com moda, mas de repente não querem trabalhar com criação e com isso acham que não podem seguir esta carreira. Gente, a moda vai mais mais além do que um papel onde será desenhado um croqui. Existem diversas carreiras que podemos seguir, conforme venho mostrando semanalmente pra vocês aqui no blog.

Na semana que vem teremos mais uma carreira. Aguardem!!

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje e que ele possa ser útil pra vocês de alguma forma.

Se você possui alguma dúvida sobre esse tema, mande um e-mail pra mim no blogseraqueessepode@gmail.com com o título : a moda e suas carreiras, que terei o maior prazer em responder, seja diretamente por e-mail, conforme foi com a Evylin ou que seja através de um post, não deixem de enviar suas dúvidas, ok?

Será que esse pode?

2 comentários:

  1. Oi Taty.
    Excelente matéria. Altamente esclarecedora. O universo da moda é sensacional!
    Parabésn!
    Bjs,
    Dedê

    ResponderExcluir
  2. Oi Dedê! Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Que bom que gostou da matéria!
    Beijo grande e volte sempre,
    Tahirih

    ResponderExcluir