analitcs

domingo, 15 de julho de 2012

Receita de domingo: Bolo de Banana!

Hey dolls!!

Hoje vou postar mais uma receitinha deliciosa para vocês, mas antes de mostrar o passo a passo, vou falar de onde tirei essa receita. Quem me conhece sabe o quanto eu adoro cozinhar e volta e meia procuro alguma receita diferente para testar e nessa minha constante busca, descobri um aplicativo para Iphone do Leite Moça, que possui deliciosas receitas.

Eu adorei esse aplicativo! Achei super fácil de navegar, achei as receitas bem interessantes e fiquei muito interessada em testar várias delas. Possivelmente vocês verão muitas receitas retiradas desse aplicativo aqui no SQEP?!

Na realidade, possuo outros aplicativos de receitas no meu Iphone e a minha intenção é variar, até mesmo para que possa mostrar para vocês quais são os melhores aplicativos para Iphone neste segmento de culinária, na minha opinião.

Aos poucos prometo que vou colocar mais informações a respeito de outros aplicativos, da mesma forma como fiz com este da Leite Moça.

O melhor de tudo é que este aplicativo é grátis! Quem possui Iphone e não conhece esta ferramenta, acho que vale a pena baixar. E quem já conhece e até mesmo já testou algumas das receitas que ele possui, deixa um comentário aqui, indicando alguma delas, para que eu possa testar e compartilhar com vocês qual foi a minha impressão a respeito desta determinada receita.

Agora vamos ao que interessa né? Conforme fiz no primeiro post de receita aqui do blog, tirei foto de todos os ingredientes e do passo a passo da receita para vocês visualizarem. Vamos lá?

Para fazer este bolo, você fará duas etapas muito simples. A primeira é a calda e depois a massa.

Ingredientes da calda:

1 xícara de chá de açucar (que pode ser o cristal ou o refinado)
1/2 xícara de chá de água fervente
6 bananas nanicas
Manteiga para untar a assadeira


Modo de preparo da calda:

Coloque o açucar em uma panela de fundo largo, para que ele possa derreter em fogo baixo. Quando o açucar estiver derretido, junte a água fervente e deixe dissolver os torrões de açucar. Enquanto isso, unte uma assadeira com manteiga e corte as bananas no sentido do comprimento. Quando a calda estiver pronta e a assadeira untada, jogue a calda na assadeira e arrume as bananas de forma que elas cubram toda a extensão da assadeira. Na receita, eles falam para usarmos uma assadeira retangular (23x32), porém, se você possui em casa uma que seja um pouco maior do que essa, não há problema, desde que use uma quantidade maior de bananas, já que o fundo da assadeira precisa ser coberto com as bananas. Conforme vocês podem ver na imagem abaixo, eu preenchi alguns espaços com cortes menores da banana. Depois disso, reserve esta assadeira com a calda e as bananas e prepare a massa do bolo. 


Ingredientes da massa:

1 lata de leite Moça
1 medida da lata de leite integral
1 colher de chá de canela em pó
1 xícara de chá de óleo
3 ovos
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento químico em pó


Modo de preparo da massa:

Bata no liquidificador o leite Moça, o leite, a canela, o óleo e os ovos. Coloque a mistura em uma vasilha e junte a farinha e o fermento que devem ser peneirados e misture bem. Despeje esta massa sobre a assadeira com a calda e as bananas e leve para assar em forno médio/alto (200 graus), já pré aquecido, por cerca de 40 minutos ou até dourar. Desenforme em seguida.

Primeira dica: Vá peneirando a farinha aos poucos, para que a mistura possa ser mais fácil. Se você peneirar tudo de uma vez, possivelmente a massa criará bolinhas de farinha e isso irá atrapalhar o resultado do seu bolo.
Segunda dica: Desenforme o bolo ainda quente, pois depois que ele esfriar, a calda que fica no fundo da assadeira deixará esta fase mais complicada, já que ela ressecará um pouco e com isso tende a "colar" no fundo da assadeira.

Eu adorei esta receita porque além de simples, ela é rápida e muito gostosa!

Vejam as fotos que tirei do bolo pronto:


O que vocês acharam desta receita? Acham que vale a pena testar?

Quem experimentar comenta aqui no blog o que achou do preparo e do sabor!

Um excelente domingo para vocês!

Será que esse pode?

6 comentários:

  1. Oi filha!
    Muito simples a receita! E está com uma aparência ótima! Deve estar uma delícia!
    Bjs,
    mamy

    ResponderExcluir
  2. Oi mamy! Bem simples não é?
    E estava mesmo uma delícia, tanto é que já acabou!!! :)
    Vou fazer pra você depois!
    Beijos e obrigada pelo comentário

    ResponderExcluir
  3. Aii que delícia... Eu amo bolo de banana, mais com essa calda eu ainda não provei. Vou aproveitar as férias e ir pra cozinha tentar fazer. ;)
    Valeu pela dica...

    Beijo, Evylin

    www.pitadadecriatividade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Vy! Obrigada pela visita e pelo comentário!
    O bolo ficou uma delícia!! Acho que você vai gostar!!!
    Depois me conta o que achou!
    Beijos e boa semana,
    Tahirih

    ResponderExcluir
  5. Hi babe,

    such a yuuuuuuuuuuuuummyyy receipt :D :D :D

    my bf loves all this receipts, I have to show him this page :)

    lots of yummy hugs,

    www.nicoleta.me

    ResponderExcluir
  6. Thank you!!
    Show him and tell me if he likes it!
    Kisses!!!

    ResponderExcluir