analitcs

sábado, 21 de julho de 2012

Série a moda e suas carreiras: Produtor de moda!

Hey dolls!!

Dando continuidade à serie a moda e suas carreiras, hoje vou falar das atividades do produtor de moda.

Um produtor de moda antes de mais nada precisa estar muito ligado ao que acontece no mundo, o que pode ser influência para a moda, o que é tendência, o que deve ser apostado, entre outras coisas, pois ele é uma espécie de "filtro", que mostrará para o público como será cada coleção e como cada tendência deve ser usada.

Na minha humilde opinião, esta é uma das carreiras mais difíceis dentro do mercado de moda, porque o produtor precisa ter um olhar mais apurado e infelizmente este tal olhar não é algo que a gente aprende em algum curso ou faculdade. Acho que esse olhar é algo nato, uma espécie de dom, digamos assim.

Claro que a faculdade ou algum curso que você possa fazer na área, ajudarão, principalmente nas questões mais práticas, porém, se você não é exatamente uma pessoa antenada, que consegue perceber os detalhes mais sutis, sugiro que descarte a possibilidade de trabalhar como produtor ou produtora de moda.

Ao seguir esta carreira, você pode trabalhar em revistas, jornais, semanas de moda, entre outros locais, onde você mostrará para o público ou até mesmo para uma grande marca, quais serão as tendências daquela estação e mais, como elas devem ser interpretadas e usadas.
O produtor de moda pode ainda trabalhar em empresas de publicidade, atuando junto das empresas de moda, produzindo editoriais, catálogos e outras formas de publicidade de moda.

Sabem quando a gente abre uma revista de moda e vê aquela matéria falando de uma determinada tendência e vê todas as marcas que possuem produtos desta tendência e ainda vemos lindas produções em cenários incríveis? Pois então, o produtor de moda que é o responsável por isto!

Se você pensa em trabalhar nesta área, prepare-se para a ralação, já que para montar uma matéria como esta que citei acima, você terá que correr atrás de muitas lojas, muitas marcas para conseguir as peças que você precisa para encaixar nesta matéria ou editorial.

Sinceramente acho que um bom produtor de moda consegue fazer qualquer produção ficar incrível, mesmo que as peças não sejam exatamente "uma Brastemp". Por outro lado, um produtor de moda ruim pode acabar com qualquer produção, mesmo que esta  possua produtos incríveis e super diferenciados.
Isso tudo acontece por conta do "tal olhar" que falei logo no começo do post. Além de estar antenado à moda e tudo que acontece ao redor dela, você precisa ficar ligado no seu cliente e qual é o público que o seu cliente pretende atingir com aquela matéria, editorial ou campanha.

Admiro muito o trabalho de alguns produtores de moda e acho que eles são fundamentais na cadeia da moda.

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje e aguardem que na semana que vem teremos mais um capítulo da séria a moda e suas carreiras.

Caso ainda não tenha falado de alguma carreira que vocês possuam interesse, peço que me enviem um e-mail, para que colocá-la aqui no blog, ok? O e-mail é: blogseraqueessepode@gmail.com

Um grande beijo para todas e um excelente final de semana!

Será que esse pode?

2 comentários:

  1. Oi Tahirih!
    Adorei as informações. Esse post não só ajudou estudantes de moda, mas tbém quem gosta de moda.
    Excelentes esclarecimentos!
    Bjs,
    Denize

    ResponderExcluir
  2. Oi denize! Obrigada pela visita, pelo comentário e pelo elogio! Volte sempre!
    Beijo grande,
    Tahirih

    ResponderExcluir