analitcs

segunda-feira, 14 de março de 2011

Compre, use e guarde!!

A revista Elle do mês de março trouxe uma matéria sobre o que deve ser comprado, o que deve ser usado e o que deve ser guardado no Inverno.

Confesso que alguns itens presentes na lista guarde e consequentemente vistos como erros, na minha opinião podem continuar em nossas vidas. Claro que esse tipo de definição é algo para quem segue as tendências à risca e não se importa em gastar fortunas para reformar o guarda roupa a cada coleção. É bem verdade que as tendências vão e vem e com isso aquela peça que hoje é vista como erro não será totalmente perdida, porque pode reaparecer como hit fashion em futuras coleções. De qualquer forma, a tese que defendo e defenderei eternamente é a que você deve seguir o seu estilo. De nada adianta você usar uma tendência que não combine com você, porque certamente você não conseguirá sustentar aquela roupa e parecerá artificial, forçada.

Sendo assim, se você seguir o seu estilo e acabar usando uma ou outra peça que as fashionistas querem ver pelas costas, não fique preocupada. Certamente ela ficará muito melhor em você do que uma outra peça mais atual que não combine com seu estilo. É claro que você não precisa sair fantasiada de peças de coleções passadas dos pés à cabeça, mas um ou outro item acho que não existe problema.

De qualquer forma, vou falar das peças que a Elle listou e fazer meus comentários a respeito de cada uma, ok? Assim vocês podem ver as duas opiniões e com isso tirar suas próprias conclusões sobre este assunto.

Paletó
Elle sugere que você compre o alongado e reto, bem no estilo alfaiataria, que use o boyfriend (aquele que parece ter saído do guarda roupa do namorado) e que guarde o de ombreiras.

Aí está um excelente exemplo do que falei acima. Eu não usei o paletó de ombreiras na época que ele era tendência porque não acho que ele combina com o meu estilo. De qualquer forma, o paletó mais acinturado, que não foi mencionado na matéria, mas em tese deve ser aposentado, já que a tendência atual é a androginia (uso de peças masculinas nas produções femininas), faz muito mais o meu estilo e não teria medo de usá-lo em uma produção que mesclasse com peças atuais.

Bota
Elle sugere que você compre a Hiking (que é a bota inspirada nos sapatos de montanhismo, ou seja, com uma cara mais esportiva), que use a ankle boot e que guarde a cuissarde extralonga (que são aquelas botas mais longas, até a altura do joelho).

Mais um exemplo de tudo que já falei até agora. Não gosto muito deste estilo de bota inspirada no universo montanhista. Acho ela muito bruta e prefiro usar acessórios mais delicados e femininos, porém, este é um caso bem pessoal. A bota cuissarde nunca apostei até porque aqui no Brasil são poucos os locais onde é possível usar roupas muito quentes durante o Inverno, já que as temperaturas aqui são mais elevadas. Outra questão é que acho essa bota muito over com jeito Lady Gaga de ser. Já a Ankle continuo apostando. Acho que ela virou um clássico e não só pode como deve ser usada.

Jaqueta
Elle sugere que você compre as de texturas variadas com recortes geométricos, já que a mistura de texturas é o hit do Inverno. Sugere também que use a perfecto (estilo roqueira ou motoqueira, de couro) e que guarde a jeans.

Concordo com tudo que foi dito, exceto com relação à jaqueta jeans. Não acho que este artigo seja tão ruim assim. Se pudermos evitá-lo, ótimo, mas se você ama a sua jaquetinha e não quer abrir mão dela, use sem culpa.

Camisa
Elle sugere que compre as de seda e laço, que use a branca e que guarde a jeans.

Ok, concordo com tudo, mas não acho que devemos esquecer a camisa jeans. Acho que dependendo da situação, ela até se encaixa, mesmo que tenha sido usada excessivamente no ano passado.

Bolsa
Elle sugere que você compre a clutch trabalhada (que nada mais é do que a bolsa carteira com pedras ou formatos diferentes), que use a estruturada (estilo classic box da Céline, que é aquela bolsa que nossas mães usavam com alças mais longas) e que guarde a bowl (aquelas bolsas mais arredondadas, bem mulherzinha)

Concordo em gênero, número e grau.

Vestido
Elle sugere que você compre o midi (nem longo nem curto, na altura da metade da canela), que use o longo e que guarde os ajustados estilo bandage.

Tenho muitas dúvidas sobre o vestido midi. Ok, é lindo e chic, mas não fica bem para todas as mulheres, especialmente as baixinhas. Ele achata e faz a mulher parecer ainda mais baixa. O resto concordo.

Tricô
Elle sugere que você compre os extraluxuosos (com fios de lurex, pérolas ou bordados), que use os extralargos (ainda seguindo essa tendência andrógina) e que guarde os ajustados estilo ladylike (que são aquelas peças bem delicadas, estilo boneca com laços e afins, que nos remetem à Mademoiselle Chanel).

Também concordo, porém acho que os tricôs acinturados podem e devem ser usados. Na minha opinião eles já viraram um clássico e são muito versáteis. Você pode abrir mão dos elementos mais delicados e se jogar naqueles mais limpos.

Calça
Elle sugere que você compre as curtas, na altura do tornozelo e não importa se ela será justa ou larga. Sugere também que você use hip flare (que são as calças mais largas, especialmente no quadril, estilo anos 70, porém com a boca mais estreita) e que guarde as detonadas.

Mais um caso de peças que não se encaixam para todos os formatos de corpo. A calça curta segue a mesma linha de pensamento do vestido midi. Tenho dúvidas a respeito dela, apesar de achar que elas são lindas! As hip flares são belíssimas, mas você brasileira com quadril avantajado deve fugir desta peça. Essas calças com volumes excessivos no quadril só favorecem as magrelinhas, porque criam um quadril que elas não possuem. E quem tem essa parte do corpo mais avantajada não vai querer aumentá-la ainda mais, certo? Já as detonadas devem mesmo ser aposentadas.

Salto
Elle sugere que você compre wedge (que são aquelas botas estilo bruxinha, com cadarço, porém com frente arredondada e salto anabela), que use o fino e que guarde os meia patas.

Ah? Guardar o meia pata? Eu definitivamente não vou guardar os meus, porém esta é mais uma questão ultra pessoal. Meus pés incham muito e os sapatos com meia pata aliviam a dor que sinto ao usar qualquer salto. Independente da moda, preciso manter meu conforto. Aliás, acho que esta é uma questão unânime entre as mulheres. É inegável o conforto que esse tipo de sapato nos proporciona. Amo os saltos finos e também acho que devem ser usados, mas essa bota wedge não sei... Não digo que nunca vou usar porque a gente que trabalha com moda não pode dizer nunca para nada, mas acho que vou precisar de um bom tempo para me acostumar com esse item. Mesmo tendo excelentes opções lançadas pela Chloé que já viraram febre entre as fashionistas de plantão, eu tenho dúvidas a respeito.

Agora fica aí para vocês avaliarem. O que vocês acham que deve ser comprado, usado e guardado?

Deixe seu recado!

Será que esse pode?

Um comentário:

  1. Ops... não consegui visualizar as bolsas! E definitivamente, não largo minha jaqueta jeans por nada!!! rs...
    :)

    ResponderExcluir