analitcs

sábado, 23 de junho de 2012

Série: A moda e suas carreiras - Compradora de Moda

Hey dolls!!

Resolvi iniciar aqui no SQEP? uma série que acho que pode ser muito útil para quem pensa em fazer parte do mundo da moda. É fato que infelizmente ainda existe um certo preconceito com relação a esta área e o meu objetivo aqui no blog é exatamente mostrar que a faculdade de moda e todas as opções de carreira que você pode seguir dentro deste universo não possuem absolutamente nada de fútil.

Eu sempre soube que queria fazer moda, porque desde pequena este universo me fascinou. Adorava mexer nos retalhos da minha mãe e com eles sempre tentava fazer uma roupa nova pra minha boneca. Depois, passei a mexer nas minhas roupas, cortava alguma coisa, bordava outra, enfim, inventava mil e uma coisas que deixavam minha mãe louca em casa, achando que eu ia estragar todas as minhas roupas. O melhor é que no final sempre dava certo e ela e minha irmã gostavam das transformações que eu fazia nas minhas peças.

De qualquer forma, quando optei por cursar a faculdade de moda, sofri preconceito de amigos e até mesmo de alguns parentes, que achavam que isso não era profissão e que deveria escolher outro curso. Graças a Deus, sempre tive o apoio dos meus pais e da minha irmã e tenho certeza que isto foi fundamental para que eu seguisse o que o meu coração pedia. Acontece que muitas meninas que sonham com a carreira de moda não encontram apoio dentro de casa ou então acham que o curso é fácil e a vida de quem trabalha com moda é lotada de glamour.

Com isso tudo em mente, resolvi fazer esta série, para mostrar que dentro do segmento de moda, é possível trabalhar com diversas coisas diferentes e que por mais que pareça, este universo fashion tem muito mais ralação do que outra coisa.

Resolvi começar a falar da carreira de Compradora de Moda, que é fundamental dentro de uma empresa varejista de moda e também é o cargo que eu exerci durante o maior período da minha vida.

Muito em breve farei um post ou vídeo (vocês decidem o que acham melhor) falando sobre a minha trajetória dentro da moda, minhas experiências e formação. Sei que a muitas meninas que possuem blogs de moda não tem nenhuma formação na área ou mesmo quando possuem formação, poucas realmente enfrentaram a realidade de uma confecção ou uma marca. Fato que isso não as desmerece de forma alguma, porém, certos assunto são mais bem abordados por pessoas que possuem experiência no assunto e consequentemente podem falar com mais propriedade. E acho que este tema é um deles. Na realidade hoje em dia é fácil achar informações sobre a moda e também sobre as profissões que podemos seguir dentro da moda, porém, como eu já trabalhei em diversos segmentos, acho que posso falar de uma forma mais descomplicada e com isso mostrar para vocês uma visão mais verdadeira deste mundo.

Pois bem, uma Compradora de Moda cuida das compras, claro! Mas não pensem que é algo assim tão simples não, porque a pessoa que cuida dessa área, precisa entender de matemática, precisa de raciocínio lógico, precisa saber mexer em excel... Enfim, a área de compras é a que movimenta a máquina da empresa. Poderíamos até fazer uma analogia, dizendo que o estilo é o coração, mas é o departamento de compras que faz o sangue bombear. Ou seja, uma compradora, precisa trabalhar em total sintonia com a estilista, para que a dupla possa trazer o melhor resultado para a empresa. A compradora precisa saber negociar, para que possa comprar com o melhor preço, margem e condição de pagamento possível.

Uma compradora precisa saber transformar os desenhos da estilista em realidade e fazer com que tudo aquilo caiba dentro do orçamento de cada coleção. Mais ainda, precisa garantir que todos os produtos estejam disponíveis nas lojas dentro do prazo certo. É, minha gente, a ralação é grande!!

Em algumas empresas, fica por conta da compradora montar as grades de produção das peças. Quantos vestidos serão feitos e quantos deles serão no tamanho P, M ou G, por exemplo. Hoje em dia a maioria das empresas possuem um departamento separado que cuida disso, mas quando ele não existe, a compradora pode cuidar desta parte e com esta função ela terá outras tantas tarefas de grande responsabilidade para executar. Analisar relatórios de venda de coleções passadas, com informações detalhadas como venda por loja, por tamanho, por modelo, essas coisas. Dessa forma é possível analisar mais a fundo como funciona a cabeça das consumidoras daquela marca. É claro que esse tipo de coisa não é uma fórmula matemática, porém é necessário ter algum norte de produção, para saber quais serão as atitudes que serão tomadas. Quando a marca que você trabalha ou trabalhará algum dia possui mais de uma loja, pode-se também fazer uma análise mais detalhada do tipo de produto que possui maior aceitação em cada região. Muitas vezes acontecem grandes diferenças entre uma loja e outra.

A compradora também atende os fornecedores juntamente com a estilista, para analisar os materiais ou peças que serão compradas, para que ela possa ser a luz da criação. A estilista é livre para criar (claro, dentro do contexto da marca e da coleção que ela fará), mas a compradora que verifica a viabilidade daquele desenho virar realidade. Procura os tecidos que mais se encaixem na proposta da marca e da coleção, sempre de olho no orçamento que ela possui para fazer aquela coleção.

Posso dizer que a compradora é a veia racional dentro do meio da criação, porque ela faz parte deste universo, porém, precisa ter o pé no chão para muitas vezes interromper certos delírios e devaneios dos departamentos de criação.

Transformar um desenho em uma peça pronta dá muito trabalho e o caminho é longo. São várias etapas até que aquela blusinha que você gostou e comprou chegasse nas araras das lojas. Existe todo um planejamento de coleção, planejamento de vendas, desenvolvimento de peças, escolha de materiais, aprovação de peças, enfim, muitas etapas são necessárias e a compradora se torna responsável por boa parte delas.

Eu trabalhei muitos anos neste setor, tanto como Compradora de Moda quanto como Gerente de Compras e Produção e posso garantir para vocês que é uma delícia, porém o trabalho é grande e de glamour não tem nada!!!

De qualquer forma, acho que se você pensa em seguir esta carreira, vale a pena conversar com alguém que trabalha ou já trabalhou na área, para que você possa ter certeza de que este é o caminho certo para você. Se você não conhece ninguém que possa lhe ajudar, procure um curso na sua cidade (eu fiz um curso de Compradora de Moda no Senac antes de entrar para a faculdade e acho que ele me ajudou muito a entender mais desta carreira). Outra opção é buscar informações na internet.

Procurei fazer um resumo das atividades e responsabilidades de uma Compradora de Moda, mas caso ainda tenha ficado alguma dúvida, me coloco à disposição para ajudá-las no que for preciso, quem quiser pode mandar um e-mail para o blogseraqueessepode@gmail.com que eu prometo que respondo!

Espero que esta série (não posso dizer que é seção, porque ela é temporária), possa esclarecer um pouco das dúvidas de vocês a respeito da área de moda. Toda semana falarei de uma carreira, então se você quer trabalhar com moda, mas não quer ser compradora, aguarde a semana que vem, com informações sobre outras possibilidades de trabalho dentro deste universo.

Será que esse pode?

4 comentários:

  1. Adorei fiha! Matéria muito esclarecedora. Parabéns! Adoraria ver um vídeo sobre tdo isso! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar, mamy!!
    Farei em breve! rsrsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Super amei o post, mais e agora vc tá trabalhando em que area?

    vou te mandar um e-mail ;)


    beiijo e me faça uma visitinha... www.pitadadecriatividade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Evylin! Obrigada pela visita e pelo comentário!
    Manda um e-mail sim, que a gente conversa por lá!
    Beijos e volte sempre!!

    ResponderExcluir