analitcs

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Prêt-à-porter show

Alguns estilistas e marcas fazem de seus desfiles verdadeiros espetáculos, muitas vezes cinematográficos.
É o caso das maiores marcas da França, que se apresentaram em Paris no Prêt-à-Porter Show em outubro, mostrando suas coleções primavera-verão 2011.

Engraçado que muitas pessoas me perguntam porque as marcas exibem em seus desfiles peças que não são usáveis no dia-a-dia.
Talvez essa seja uma das maiores dúvidas das pessoas sobre o mundo da Moda.
Acontece que para diferenciar seus desfiles, as marcas precisam estabelecer o conceito da coleção. De um modo geral, todos bebem das mesmas informações de tendências e por mais que apresentem estas tendências de acordo com o olhar de cada marca, é necessário apresentar peças chamadas conceito. São estas peças difícies de entendermos que resumem o que elas querem passar para o público sobre a coleção desenvolvida. Chega a ser meio teatral, mas a idéia é essa. Portanto, não pensem que todas as peças desfiladas serão usadas, porque a idéia não é essa!!

Fiz um resumo das principais apresentações, para que vocês entendam como foi esse grande espetáculo da Moda.

John Galliano - Estilista conhecido por sua ousadia e excentricidade em suas coleções, Galliano mostrou a sua marca no Prêt-à-Porter Show. Para quem não sabe, Galliano também é responsável pela equipe de criação da Dior.
A coleção de Galliano teve inspiração na suposta atriz Maria Lani. Lani chegou à Paris no final da década de 20 e convenceu artistas como Matisse, Jean Cocteau e Chagall a pintarem quadros com seu retrato em troca de exibí-los em seus filmes. Como tratava-se de um golpe, Lani leiloou algumas peças e às que não foram vendidas, retornaram com ela para os Estados Unidos.
Tema ideal para a veia teatral de Galliano.
imagens retiradas de vídeo feito por mavc1960 publicado em www.revistamarieclaire.globo.com

Hermés - O desfile da grife teve um tom de despedida, já que foi o último realizado por Gaultier à frente do comando criativo da marca, que passa a ser de Christophe Lemaire (ex Lacoste).
A coleção teve inspiração no hipismo, foco inicial da marca fundada em 1837.
No início do espetáculo, cavaleiros fizeram uma apresentação de adestramento coreografado.
A passarela transformada em arena de hipismo nos mostrou um verdadeiro espetáculo.


imagem retirada do site www.marieclaire.globo.com

Emanuel Úngaro - Após a conturbada direção criativa feita por Lindsay Lohan, a marca é assumida por Giles Deacon (ex Bottega Veneta e ex assistente de Tom Ford na linha feminina da Gucci).
A apresentação feita em um jardim montado em uma antiga fábrica da Citroen, a marca esbanjou glamour com suas peças de franjas, rendas (olha elas ai!), transparências, bordados, plumas e paetês. (O que particularmente me deixa com uma certa dúvida, já que bordados, plumas e paetês, não são a minha cara).

imagens retiradas de vídeo exibido em http://www.marieclaire.globo.com/

Chanel - Lagerfeld (um dos maiores gênios da moda na minha opinião), realizou um mega evento, de 19 minutos de duração para cerca de 2.800 convidados.
A coleção foi inspirada no filme "O ano passado em Marienbad" (para quem quiser ler mais a respeito da sinopse do filme, clique aqui e veja as informações do site Cine Players).
80 músicos da Orquestra Lamouriex, vestidos de cardigãs Chanel, tocaram uma mistura de sons como Bjork, trilha de John Barry para o filme 007 e violinos de "The Bittersweet Symphony" do The Verve.
A capacidade de recriar ícones tradicionais da Chanel, desenvolvidos por Coco Chanel no ínicio da marca, fazem de Lagerfeld um ícone da indústria da Moda e principamente um gênio no quesito criação.

imagens retiradas de vídeo feito por mavc160 publicado em www.revistamarieclaire.globo.com

imagen retirada do site http://www.marieclaire.globo.com/
Quem se interessar, pode assistir à todos os vídeos dos desfiles no site da Marie Claire.
Será que esse pode?

Nenhum comentário:

Postar um comentário