analitcs

sexta-feira, 16 de março de 2012

Como usar cores no seu look!

Hey dolls!!

Hoje vou falar de um tema muito importante na hora da montagem do seu look: a composição de cores.

Minha querida mãezinha me pediu dicas de como usar cores diferentes no look e como sei que a dúvida dela pode ser a de muitas outras pessoas, resolvi montar este post especial para ela e para vocês, claro!

Bom, antes de mais nada, vai uma dica super importante para quem possui dificuldade na hora de juntar as cores em uma produção: procure nunca usar mais do que 3 cores em um mesmo look. Claro que isso não é uma regra, mas pode ser um ponto de partida para auxiliá-la nas escolhas das peças que irá usar. Vale lembrar que esta é uma dica para quem possui dificuldades de combinar as cores, agora, se este não é o seu caso, essa dica pode ser abortada. De qualquer forma, você pode usá-la como conceito inicial, mas pode modificar um pouco, de acordo com o seu estilo e o seu perfil. Vale lembrar também que essa "regra" das três cores não contabiliza o jeans, ok? Como ele é neutro, você não precisa contar com ele como uma das três cores, sendo assim, o seu leque de combinação de cores aumenta e isso pode ser um aliado ou não. Tudo depende do bom senso e do nosso bom e velho amigo: o espelho.

Existem cores que se complementam, como azul e vermelho, roxo e amarelo, azul e amarelo entre outras e a cada estação, novas combinações aparecem, como foi o caso do color block, que foi muito usado nas últimas estações e fez com que algumas combinações inusitadas aparecessem (como por exemplo rosa com vermelho, que por muito tempo foi visto como cafona), mas volto a lembrar, que este tipo de composição não fica bem para todas as pessoas. Eu por exemplo nunca fui fã dessa tendência, porque me considero uma pessoa com estilo mais clássico, sabe? Outro dia até fiz um post sobre essa tendência e citei o caso de uma mulher que vi no banco, que estava com uma peça de cada cor e o resultado estava péssimo. Aliás, este é uma grande problema. Muitas pessoas "pescam" as tendências e não sabem como decifrá-las no seu dia a dia. Este foi um dos motivos da criação deste blog, porque sempre me perguntavam se tal coisa poderia ser usada com tal coisa, ou se isso poderia ser usado com aquilo, etc. Por isso criei o Será que esse pode?, porque sei que muitas pessoas não sabem o que pode ser usado e principalmente como pode ser usado. A idéia era ajudar as pessoas a decifrar os conceitos e as tendências dos desfiles e dos editoriais para o dia a dia.

Agora vamos as questões práticas! Antes de mais nada, pense para qual ocasião você está programando o seu look. Existem situações que pedem looks mais discretos e isso faz com que você tenha que limitar o uso de cores e ou a combinação delas. Se você está programando um look para uma ocasião mais informal, aí você pode abusar do uso das cores, desde que elas combinem com você e com o seu estilo.

Sempre bato na tecla do seu estilo, porque acho que a forma como a gente se veste reflete a nossa personalidade e sinceramente não acho que a gente tem que usar alguma coisa só porque "está na moda". De nada adianta usar algo que não combina com você, porque a forma como você veste e consequentemente se sente e se porta diante outras pessoas, não fica natural por não combinar com você.

Existe um programa que gosto muito de ver, chamado Tim Gunn Guru de Estilo, que outro dia abordou uma situação bem interessante. A mulher escolhida para a transformação de estilo, só usava marcas super renomadas como Gucci, Prada, Chanel e ainda assim era uma mulher cafona e sem estilo definido. O apresentador, que inclusive participava do Project Runway, falou que usar etiquetas grifadas não é sinônimo de estar bem vestida. Às vezes você usa uma roupa de um magazine e está muito mais bem vestida do que alguém que só se preocupa com a etiqueta que está dentro de cada roupa. E esse lance da combinação de cores funciona mais ou menos assim. Existem cores que não nos favorecem, que não combinam com o nosso tom de pele e tom de cabelo e por mais que gostemos destas cores, elas não terão o resultado esperado em nosso corpo. Sabendo o que combina e o que não combina com você, é possível lançar mão de alguns truques que servirão positivamente. Por exemplo, se eu sei que o vermelho não me cai bem, mas eu amo esta cor, posso usá-la nos acessórios e complementos, desta forma, uso a cor que gosto, alegro o meu look de uma forma que me favoreça. Se você possui dúvidas a respeito do que combina com o seu tom de pele e cabelo, acesse este link aqui e vejam as dicas que dei sobre esta questão: http://seraqueessepode.blogspot.com/2010/12/dicas-para-comprar-roupas-2-parte.html

Com estas duas informações (ocasião e cores que te favorecem), a montagem do seu look fica bem mais fácil, não é verdade? É importante também lembrar que não existe uma regra do que pode ser usado ou do que não pode ser usado na combinação de cores, porque hoje em dia, praticamente tudo pode ser usado, lembrando sempre que o seu melhor aliado é o espelho. Se você se sente bem com aquela roupa e com aquelas cores, é isso que importa.

Agora, se ainda assim você continuar com dúvidas, siga estas regrinhas básicas:

- Use no máximo três cores no seu look
- Cores neutras combinam com praticamente todas as cores
- Equilibre cores fortes com outras mais suaves ou neutras

Dessa forma, tenho certeza que você não errará na sua escolha e usará um look incrível.

Se você continuar com dúvidas e quiser dicas para alguma ocasião em especial, mande um e-mail para o blogseraqueessepode@gmail.com que eu terei o maior prazer em ajudá-la!

Será que esse pode?

Nenhum comentário:

Postar um comentário